Antepasto de Berinjela
- Rejane Diniz
- 16 de dez. de 2015
- 3 min de leitura

Finalmente as férias estão chegando e vou poder tirar o atraso aqui no blog! Que loucura esse final de ano! E falando nele, que tal um antepasto de berinjela delicioso para servir antes dos jantares de fim de ano? Ele não é tão rápido de fazer, mas é muito fácil! Vem comigo:
Ingredientes
5 berinjelas de bom tamanho 1 pimentão verde 1 pimentão amarelo 5 dentes de alho Sal a gosto 1/2 copo de vinagre 1/2 copo de azeite de oliva 2 colheres de sopa de orégano 5 folhas de louro 200 g de uva passa sem caroço
Modo de Preparo
Corte as berinjelas em fatias e depois em tirinhas Coloque numa vasilha com água para não escurecerem (essa é a parte mais demorada) Faça o mesmo com os pimentões Depois de tudo cortado, escorra a água e coloque numa forma grande Deixe os pimentões em cima da berinjela Regue com um pouco de azeite para não grudar no fundo, cubra com papel alumínio e leve ao forno quente Após 40 minutos, aproximadamente, retire o papel alumínio e deixe murchar mais um pouco aproveitando para secar a água que se forma Após mais 20 minutos, desligue o forno e reserve a berinjela Numa panela pequena, despeje o azeite, o orégano, o louro e o vinagre Deixe ferver por alguns minutos até que o cheiro ácido do vinagre diminua (cerca de 3 minutos) Amasse muito bem o alho com sal Misture o alho socado com a berinjela já fria Acrescente a uva passa e na seqüência a mistura da panela Está pronto
(fonte: http://www.tudogostoso.com.br/receita/23169-berinjela-em-conserva-para-petisco.html)
Como foi?
Minha mãe sempre fez e eu adorava comer, mas confesso que nunca tinha feito! Esses dias me deu uma vontade (não desejo, heim) de comer e eu resolvi fazer. Peguei na internet uma receita, mas liguei para minha mãe para saber mais detalhes... então fiz misturado... parte receita da internet, parte receita da minha mãe linda! Mas nada complicado, vamos lá.
Usei quatro berinjelas pequenas que comprei na feira. Primeiro em rodelas e depois em tirinhas, como manda a receita e coloquei em uma bacia com água.

Em seguida, cortei um pimentão vermelho e um amarelo, pois eu já tinha em casa... Cortei em quatro e depois fatias pequenas.

Diferente da receita, joguei tudo na bacia (já com a água escorrida) para misturar tudo depois.... Essa dica foi da minha mãe!

Pimentão, alho, vinagre, azeite, orégano... Não coloquei uvas passas nem folha de louro. Em compensação, coloquei pimenta do reino, cebola, azeitona.... Esses a mais foram dicas da mãe de novo.... e faltou cenoura - porque eu não tinha em casa.

Tudo misturado ficou como na foto acima.... o cheiro já estava delicioso nessa etapa!
Depois coloquei na forma como manda a receita, mas tudo já misturado mesmo. E cobri com papel alumino para levar ao forno. Usei 240 C nos primeiros 40 minutos.

Depois do tempo, tirei o papel aluminio. e deixei por mais 20 minutos, até que quase toda água ou grande parte dela evaporasse.

Esperei esfriar e coloquei em potinhos de vidro, daqueles de palmito mesmo! Essa receita rendeu praticamente três vidros: um só ficou com menos porque separei um pouco para minha mãe! =P

Enfim! Espero que gostei, eu mesma fiquei surpresa com o sabor e o cheiro pela casa: delicioso!
Sálvia Cozinha!
Comentários