Filé de Polaca ao Forno
- Rejane Diniz
- 16 de jul. de 2015
- 3 min de leitura

Gente... essa receita é digna de compartilhar! Eu nunca fui muito fã de comer peixe, lula, ostras, nem frutos do mar. Continuo não sendo... rsrsrs. Mas depois que virou modinha os restaurantes japoneses, eu tenho me aventurado mais na culinária com peixe, e adorado.
Comprei no mercado um pacote de Polaca do Alasca porque meu marido pediu e por ele ter o preço bem mais em conta. Tem muitos boatos acerca desses peixes, assim como o Panga, por serem importados da Ásia, mas os ministérios da Agricultura e da Pesca afirmam que os controles são confiáveis.
Mas então, eu ia fritar, porque frito acho mais gostoso, mas só de pensar na minha casa cheirando peixe frito eu mudei de ideia! Então busquei uma receita na internet e a que me chamou mais a atenção foi essa:
Ingredientes:
4 Filés de Polaca
Suco de 1/2 limão
2 dentes de alho
1 colher de sopa de mostarda
1 Tomate
2 Cebolas
2 Batatas Médias
Azeite à gosto
Sal a gosto
Ervas da Provance à gosto ou a que preferir
Coentro à gosto
Modo de Preparo
Descongele o peixe!
Junte em uma tigela o suco do limão, alho, mostarda, cebola, ervas, coentro e sal.
Coloque os filés nesta mistura e deixe marinando por 30 minutos, até pegar o sabor.
Enquanto isso corte as batatas em rodelas, com uma parte cubra o fundo e laterais de um refratário.
Coloque os filés por cima da camada de batatas e regue com azeite.
Por cima das batatas coloque a cebola, o tomate cortado em rodelas e despeje o molho em que o peixe fixou descansando.
Finalize com mais um pouco de coentro.
Asse em forno médio, por 15 à 25 minutos, não precisa colocar papel alumínio, senão vai demorar para secar e esse peixe não pode cozinhar por muito tempo, pois desmancha.
Dica: Coloque sal nas batatas e no tomate antes de colocar no refratário, pois pode ficar sem sal, ou coloque tudo junto no marinado, antes de arrumar no refratário.
Outra dica, que fica bem saborosa, é dourar as batatas com um pouquinho de azeite e colocar alecrim.....fica uma delícia!
(Fonte: Blog Pignataria)
Como foi?
Eu comecei a preparar a receita pela metade, mas depois meus pais ligaram avisando que viriam então tive que descongelar mais peixe... rsrsrs Vocês vão perceber porque troquei a travessa para ter mais espaço.
Primeiro de tudo, temperei os filés com suco do limão, alho, mostarda. Misturei um pouco com a mesma colher que peguei a mostarda.

Depois piquei as cebolas, e joguei sobre os filés.

Eu não tinha coentro nem ervas, então joguei salsinha. Acho que fez falta, teria ficado muito mais saboroso.

Agora é hora que troquei de travessa.... rsrsrs. Completei os ingredientes que estam pela metade da receita (agora para 4 filés) e deixei descansando, enquanto preparei a batata e iniciei o preparo de um arroz e feijão para completar.

Cortei as as batatas já descascadas em rodelas e temperei com um pouco de sal. Deixei descansando num prato enquanto cortava os tomates. Na hora de colocar na forma, retirei o excesso de água e espalhei no fundo da forma, assim como a foto abaixo:

Coloquei os filés de peixe sobre as batatas, e couberam certinho!

Joguei azeite por cima, mas não coloquei muito não, como é possível ver na foto acima. Depois joguei as cebolas e os tomates picados, e por último o molho em que o peixe estava descansando.

Gente. Pára tudo. Olha que lindo que ficou na forma! Até eu que não gosto de peixe assim estava salivando nessa hora.... rsrsrs
Bom, para finalizar levei ao forno médio por mais ou menos 30-40 minutos, até molho ferver/borbulhar.
Olha no forno que lindo!


E pronto! Assim que sair do forno já pode servir. Eu fiz para acompanhar arroz, feijão e uma salada caprichada. Meus pais adoraram e até o marido que também prefere peixe frito, repetiu.
Então bom apetite!
Sálvia Cozinha
Comments