Sunomono
- Rejane Diniz
- 15 de jun. de 2015
- 2 min de leitura

Saladinha de pepino servida em restaurantes japoneses que estão em moda ultimamente! E porque não fazer em casa? O pepino é um diurético natural e de grande ajuda na dissolução de cálculos renais. Ele é rico em potássio, que proporciona flexibilidade aos músculos e dá elasticidade às células que compõem a pele. Isso resulta em rejuvenescimento da epiderme, especialmente a do rosto. (wikipedia) Então vamos ficar jovens e belas com a seguinte receita:
Ingredientes
3 pepinos tipo japonês
300 ml de vinagre de arroz
250 g de açúcar
1 colher (chá) de sal
Semente de gergelim preta, a gosto
Modo de preparo:
Lave bem os pepinos
Corte o pepino em fatias bem finas, com uma faca afiada, ou com um fatiador de legumes
Não use as pontas do pepino
Para desidratar o pepino, coloque em uma peneira, as fatias com sal, por 30 minutos
Lave em água corrente para retirar o excesso de sal
Em uma panela, coloque açucar e vinagre
Leve ao fogo baixo para ferver
Retire do fogo e espere esfriar
Coloque o pepino em uma tigela
Acrescente o líquido, já frio, sobre os pepinos, até cobrir
Tampe e leve à geladeira por 12 horas
Quando servir, polvilhe gergelim
(fonte: /www.tudogostoso.com.br/receita/28450-sunomono.html)
Como foi?
Bom, é isso mesmo. Muito fácil. Eu usei o meu Salad Maker para cortar os pepinos porque facilita muito. Usei a lâmina de 1,2 mm, mas você pode usar o ralador comum também, desde que os pepinos fiquem bem fininhos ou com expessura próxima a 1,2 mm:

Note que coloquei a bacia da centrifuga de saladas para que os pepinos fatiados caiam diretamente nela. Vou explicar porque.

Depois de fatiados, é necessario desidratar os pepinos. Só temperar com sal, mexer um pouco com as mãos mesmo e deixar descansando por 30 min.

Ahh, para saber se os peninos estão na espessura correta, eles devem estar quase transparentes:

Enquanto o pepino desidrata, prepare a calda, que é vinagre de arroz e açúcar. Eu coloco só 250 ml de vinagre, senão fica muito forte. Mas faça como preferir.

Adicionei o açúcar... e mexi até dissolver.

Depois de feita a calda, deixe esfriar. Veja porque coloquei os pepinos na centrifuga de saladas: ele solta essa água verde. Fica mais facil de saparar e ele desitrata melhor.

Passe pela torneira os pepinos para tirar o excesso de sal. Coloque num recipiente com tampa e despeje a calda já fria. Eu como sou uma pessoa impaciente por natureza, acrescento um pouco de água gelada na calda para esfriar mais rápido... rsrsrs.... e também quebrar um pouco a acidez do vinagre. Mas só um pouco heim...

Eu jogo as sementes de gergelim preto pra levar a geladeira - e não só na hora de servir como manda a receita.

E pronto!!!! Só deixar por 12 horas na geladeira e servir. Da pra comer antes também, mas o gosto fica melhor no dia seguinte.
Muito fácil.
Bom apetite!
Sálvia Cozinha!
Comments